Livro A Essência Interior
Quando, aos 42 anos, o Dr. Bach abandonou Londres, ele deixou para trás não apenas a sua carreira, seu consultório e a vida social que levava.
No livro A Essência Interior de Julian Barnard, o autor busca, por meio de imagens, detalhar as plantas escolhidas pelo Dr. Bach, quando ele desenvolveu o seu sistema de cura.
Nós sabemos que o médico inglês renunciava a um modelo de medicina que não o convencia. Ele estava certo de que na natureza encontraria uma nova forma de cura.
E foi assim que ele descobriu, nos anos seguintes, as 38 essências florais.
Neste novo paradigma, o ponto de partida é descobrirmos quem realmente somos para que possamos ser assertivos na escolha das essências que precisamos. Não à toa, no seu livro mais importante, Cura-te a Ti Mesmo, ele discorre sobre a importância do autoconhecimento na busca pela saúde integral.
Além da base teórica deixada por Bach, as plantas escolhidas por ele desempenham um papel fundamental dentro do sistema.
Julian Barnard, grande pesquisador desse legado diz no livro Remédios Florais de Bach – A Essência Interior:
“… muitas flores têm uma qualidade particular que é o equivalente exato de uma emoção humana. Bach reconheceu isso e descobriu que as flores de Mimulus, por exemplo, eram uma representação positiva do medo humano. Ou seja, ele descobriu que a emoção humana do medo é neutralizada pela flor Mimulus.
Manifesta exteriormente aquilo que podemos chamar de coragem. Da mesma forma, a flor Chicory, com seu azul perfeito, é uma manifestação de amor…”.
O livro ilustrado de Julian Barnard A Essência Interior é um convite para um mergulho nas cores e formas desses seres que nos remetem às nossas emoções. Por meio de descrições detalhadas e das imagens das plantas (fotos lindíssimas de Julian), percorremos um caminho que investiga mais a fundo as escolhas de Bach.
Enfim, para aqueles que apreciam o trabalho de Edward Bach, a obra ilustrada de Julian Barnard A Essência Interior é um presente para a alma. Para os que estão iniciando sua jornada no assunto, ela representa uma excelente e inspiradora porta de entrada para o mundo dos florais de Bach. Em ambos os casos, o livro é uma celebração às plantas que atuam, de maneira segura e natural, na cura das feridas emocionais.