Óleo Essencial de Eucalipto glóbulus

O óleo essencial de eucalipto glóbulus (Eucalyptus globulus) está diretamente ligado à sensação de expansão e liberdade. Ele tem um aroma fresco, de limpeza, expansivo, descongestionante, ou seja, sensações típicas de quando estamos atravessando um bosque de eucaliptos.

Planta

Eucalyptus globulus, também conhecido por eucalipto-comum, é uma árvore de crescimento rápido e folhas perenes. Ele é originário da Austrália e é a espécie que mais se expandiu dentre os mais de 500 tipos de eucalipto.
São as folhas jovens da árvore que dão origem ao óleo essencial.

Quando usar o óleo essencial de eucalipto

A princípio, é importante saber que o óleo essencial de eucalipto glóbulus é um revigorante físico e mental e, por isso, ajuda a preservar a saúde.

Esse óleo essencial é um grande aliado do sistema respiratório: rinite, sinusite, gripe, resfriado, bem como congestão nasal são alguns dos males que podem ser aliviados com o uso desse aroma.
Na aplicação olfativa, age como expansivo, refrescante e energizante. Ativa a concentração e o foco, provoca a sensação de liberdade e alivia a pressão dos momentos enclausurados, frequentes por estresse. Quando diluído em óleo vegetal, pode-se aplicar diretamente na pele, trazendo, assim, mais facilidade e praticidade.

Curiosidades

Por ser de crescimento rápido, essa espécie de eucalipto é a mais cultivada em florestas de cultivo, especialmente para a produção de pasta de papel e a queima.

Cuidados

Não se conhecem contraindicações para o uso do óleo essencial de eucalipto dentro das indicações desta literatura.

Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza

Para o topo