Óleo Essencial de Palmarosa: o retorno da sensibilidade e da suavidade

O óleo essencial de palmarosa (Cymbopogon martini) tem um aroma rosáceo e intenso, com um toque exótico e místico.

Planta

A palmarosa é uma grama alta com cheiro de rosas. Ela pertence à mesma família do lemongrass e da citronela, diferindo desses dois apenas por possuir um cheiro rosáceo.
Para a extração do óleo essencial, toda a grama é utilizada.

Quando usar

O óleo essencial de palmarosa possui um toque de feminilidade, de infantilidade e de sutileza, fortalecendo o corpo e a mente.
Em aplicação olfativa, ele afeta a área emocional, proporcionando conforto e despertar, mudando a percepção do mundo pelo aumento da sensibilidade emocional.
Por suas qualidades revigorante e confortante, esse óleo essencial pode ser utilizado em massagens e banhos, sendo ideal para peles maduras, ressecadas e envelhecidas.
No ambiente, ele acalma, relaxa e dá uma sensação de aconchego. Quando combinado ao óleo essencial de laranja doce, cria uma atmosfera de equilíbrio e bem estar.

Curiosidade

O óleo essencial de palmarosa possui um alto teor de geraniol, o mesmo componente do óleo essencial de rosa e de gerânio.
É por isso que ele possui um aroma característico de rosa. Apesar de muito assemelhado ao óleo de rosas e de gerânio, seu cultivo é muito mais rápido e seu rendimento é muito maior, tornando o um óleo espetacular e muito mais acessível financeiramente do que aqueles dois.

Cuidados

Não se conhecem contraindicações para o uso desse óleo essencial dentro das indicações deste artigo. Alergias são raras

Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza

Para o topo