Cuidar da pele é investir na saúde do corpo todo

A pele é nosso grande manto protetor. O maior órgão do corpo é aquele por onde muitas vezes, também manifestamos nossas emoções.

Quando falamos em cuidado/autocuidado podemos pensar em muitas formas de fazê-lo, mas a palavra por si só lembra amparo e proteção… No nosso corpo a pele desempenha esse papel tão importante como uma verdadeira rede interligada que respira e transpira informação, ação e reação a todo momento.

Bruna Vannucchi, naturóloga e coordenadora dos cursos da Healing lembra que:

“Essa troca constante gera muitas memórias de tudo que já vivemos, tocamos ou fomos tocados em diversas intensidades… da dureza e aspereza de um choque ou trauma que teve que enfrentar, à sensibilidade do toque mais suave e gentil de carinho e acolhimento.”

Um choque ou trauma na pele se traduz como uma emergência: os sinais de inflamação como dor, calor, rubor, edema e perda de função, assim como ansiedade, estresse ou emoção mais aflorada que resulta em algum sinal de desequilíbrio na pele, soam o alerta de que é preciso levar a atenção para onde dói, compreender o que está acontecendo procurando ajuda sempre que necessário, se permitir sentir e ter a atitude carinhosa e generosa de cuidar de si.

Foi pensando nesse grande escudo, que atua como um protetor e muitas vezes o alarme do nosso corpo, que criamos o creme Emergencial Healing.

Lançado em 2008, ele é uma combinação de essências florais e de ativos naturais que auxiliam na hidratação e restauração em processos superficiais de trauma e irritabilidade da pele.

Bruna acredita que faz todo sentido a ideia de que o creme Emergencial Healing representa um “cuidado muito além do físico”, pois além dos componentes da fórmula, incluindo o óleo essencial de Gerânio (proteção, hidratação e restauração da pele; acalma, reduzindo ansiedade e estresse; traz conforto em momentos de tristeza), pensados para ajudar no restabelecimento da integridade da pele, ele também traz a informação positiva das essências florais Crab Apple (limpeza e purificação) e a combinação Five Flower (resgate do equilíbrio emocional em situações emergenciais) que ajudam a completar o que chamo de um convite ao cuidado integral quando mais precisamos, ou seja, quando estamos literalmente ‘à flor da pele’.

O creme acaba de ganhar uma nova fórmula. Desenvolvida em parceria com o laboratório Vida Botânica, ele recebeu mudanças na base vegetal, sem perder sua principal característica: manter a pele saudável e oferecer cuidados nos momentos em que ela apresenta sinais de estresse.

Priscila Citadini, farmacêutica responsável do laboratório Healing, fala sobre as principais novidades dessa nova fórmula:

“As duas principais mudanças referem-se ao conservante Nipaguard e ao acréscimo da vitamina E.

A vitamina E é um componente natural da pele saudável que confere atividade protetora contra rugas e inibe a produção de colagenase, um enzima que destrói o colágeno, proteína responsável pela firmeza e elasticidade ao órgão.

Em relação ao novo conservante, o Nipaguard, ele elimina todos os tipos de microrganismos, além de não ser tóxico, irritante ou sensibilizador. Desenvolvido pela Clariant, o produto possui certificação Ecocert® e EcoTain®, selo do laboratório, por sua excelência em performance e sustentabilidade.

Os demais ativos dessa nova fórmula são:

Aloe vera, que age como anti-inflamatório e cicatrizante, o extrato de camomila, um poderoso suavizante, calmante e anti-acneico, o extrato de maçã, hidratante que reorganiza naturalmente a barreira cutânea, o óleo de oliva, que evita a perda de água e previne envelhecimento da pele, o óleo de girassol, um hidratante que promove a regeneração celular e por isso é reconhecido como um excelente cicatrizante e o óleo essencial de gerânio, antisséptico, anti-inflamatório, o grande aliado da pele.”

No contexto da terapia, Bruna acrescenta:

“Indico bastante e utilizo em atendimentos em diversos casos e com bons resultados como: inflamações (alergias, reações locais de vacina, disidrose, acne, rosácea, queimaduras leves), pele ressecada (devido a mudanças de temperatura com frio ou calor), dor (por algum trauma, ou mesmo dor de cabeça com uma leve massagem) e processos de cicatrização.

Em alguns casos pontuais utilizo o creme também como base acrescentando outros florais e/ou óleos essenciais. Percebo que o creme é muito bem absorvido pela pele, promovendo uma rápida hidratação, além do toque seco que não deixa aquela sensação de oleosidade excessiva. Os pacientes costumam notar tudo isso, mas a certeza mesmo de que percebem que estão sendo cuidados é quando respiram profundamente e falam: “que alívio, estou me sentindo muito melhor, está passando agora, obrigada/o”.

Veja alguns relatos dos clientes sobre o creme:

S.R.P. – 62 anos

“Eu machuquei meu braço com a lingueta da porta. A pele do meu braço levantou e ficou presa por uma parte pequena. Naquele momento eu lavei com água e sabão e sequei bem e gentilmente. Cobri o ferimento com a própria pele que havia sido arrancada no incidente e comecei a utilizar o creme floral da Healing. No dia seguinte a pele estava grudada no ferimento e uma semana após a cicatrização estava completa.

Outra utilização foi na palma da minha mão. Havia uma hiperemia com certa descamação e às vezes surgia um prurido. Ao passar o creme pelo menos 1x tudo foi sendo resolvido. Após uma semana a pele das mãos estava normal.”

A. P. – 53 anos

“Minha mãe sempre teve a pele muito sensível, nunca conseguiu usar os produtos para a face disponíveis no mercado, mesmo os indicados para seu tipo de pele. Foi então que conheci o creme emergencial da Healing e levei pra ela experimentar, o resultado foi sensacional. Por ser um creme que tem na sua formulação os florais e a base ser neutra, fluida, com ótima permeação e muito boa espalhabilidade, o seu uso é amplo para todos os tipos de pele em todas as idades. A experiência com o creme foi tão satisfatória, que minha mãe nunca mais usou outra coisa.”

M.D.B. – 83 anos

“Uso o Creme Emergencial para minha pele seca, para pequenas feridas em fase de cicatrização, para suavizar queimaduras inevitáveis na cocção de alimentos. Pela minha idade, sou consumidora do produto que tem se mostrado bastante confiável em casos como os relatados…”

H.S. – 37 anos

“Utilizo o creme para alergias das mãos, picadas de insetos e também ao dormir quando estou ansiosa e os resultados são ótimos”

M.E. – 61 anos

“Gosto de usar nas mãos e nos pés na hora de dormir e sinto que relaxo bastante.”

D.P. – 64 anos

“Ótimo, uso frequentemente no rosto pois tenho rosácea e ele acalma a pele e traz frescor.”

I.S. – 6 anos

“Eu me sinto extremamente relaxada quando passam nos meus pés, nas minhas mãos, quando está doendo ou também nas picadas de mosquito”.

tags
Para o topo