Aprenda a Usar os Florais de Bach: 20 anos de Aprendizado e Autoconhecimento

Uma homenagem a todos que fizeram, fazem e farão parte deste lindo trabalho, inspirados no contínuo descobrir e redescobrir com as mais diversas perspectivas de quem aprende a vivenciar as flores em sua própria essência.

Em 2022, o Curso Aprenda a Usar os Florais de Bach Healingherbs completa 20 anos, florescendo por todo o Brasil, com histórias e despertar interno de quem conheceu as essências florais diante dos olhos, ouvidos e corações atentos dos que buscaram cursá-lo por diferentes razões, mas que, ao final, quase sempre unânime, encontraram um dos objetivos mais significativos que esse caminhar oferece: o autoconhecimento.

Uma grande família

Esse trabalho sempre foi desenvolvido com muita dedicação e carinho pelos parceiros facilitadores. Eles são – professores e eternos alunos – que plantam cuidadosamente, como sementes, esses saberes e trocas. Estão em constante transformação. Se adaptam às diferentes realidades, sempre buscando inclusão e possibilidades de cumprir seu propósito junto ao curso e aos ensinamentos de vida deixados por Dr. Edward Bach com simplicidade, humildade e compaixão.

Que cada vez mais pessoas façam parte desta jornada ao aceitarem o convite a cada planta estudada: voltarmos nossas percepções para a natureza que também habita em nós e, como um espelho, observar nossos sentimentos e emoções. Sem julgamentos, com respeito e compreensão de nós e do outro. E, por fim, percebendo de que maneira, através das informações dos florais e suas virtudes, podemos nos ajudar e viver com mais saúde, harmonia e paz!

“Durante as aulas os alunos vão experimentando os florais e trazendo os resultados. Fico muito feliz ao constatar como eles conseguem entender o sistema e aplicá-lo em seus atendimentos. Em pouco tempo afloram mudanças de comportamentos naqueles que tomam os florais, mediante a indicação de pessoas preparadas para os orientarem. Isto é bem notório nos cursos do Aprenda.”
Ana Maria Uliana, facilitadora desde 2008

“Como facilitadora, vivencio este curso como um caminho de luz, de desafios para olhar para mim mesma e para o outro e entregar-me ao autoconhecimento, à busca do aperfeiçoamento de meu trabalho, com abertura para novas reflexões e referências.”

“Trabalhar com os alunos é algo muito enriquecedor, estimulante, desafiador em suas trocas e com resultados extremamente positivos. Uma frase de Dr. Bach me orienta muito neste trabalho, quando ele diz: “Se nos desenvolvermos suficientemente a qualidade de nos entregarmos ao amor e ao cuidado direcionados àqueles que estão ao nosso redor, alegramo-nos com a gloriosa aventura de alcançar o conhecimento e ajudar aos outros. Assim nossas tristezas e sofrimentos pessoais logo cessarão”.
Lucia Ferreira, facilitadora desde 2010

“Foram tantas histórias maravilhosas, tanta troca, vivências e aprendizados de todas/os nós. Tantas emoções, conhecimento, contato amoroso, alguns desafios, sempre vencidos. Lembro-me que um dos grandes desafios foi aceitar uma aluna com deficiência visual. Como fazê-la conhecer as flores, suas cores, a assinatura das plantas, seu gestual? Contribuiu a ajuda do marido, que participou de todo o curso, apenas para ajudá-la a compreender e enxergar com o coração as flores curadoras. O mais lindo foi quando fizemos a observação no Parque Lage, que, na época, era coberto de Impatiens, aqui conhecidas como maria-sem-vergonha. A percepção que ela teve apenas tocando a planta, caule, folhas e flores surpreendeu a todos nós. Foi um momento emocionante ouvi-la falar com aquela sensibilidade do que havia percebido.”
Lizete de Paula, facilitadora desde 2002

“A cada Curso novas descobertas, novos alunos cheios de esperanças (Gentian), aprendizado contínuo (Chestnut Bud), trocas de experiências fantásticas (Cerato) e os caminhos sendo abertos para todos que acreditaram em si mesmos (Larch), sem medos (Mimulus).”
Lucy Godoy, facilitadora desde 2009

“Creio que quando implantamos o programa no Brasil não tínhamos nem consciência de todos seus desdobramentos. É que a transformação de cada participante durante a formação transcende os limites individuais – passa-se a enxergar e a cuidar da natureza, do planeta…
O time de facilitadores foi se multiplicando nestes anos, cada um com a liberdade de dar o seu toque único ao ensino do método. Assim, viramos uma grande família com representantes em várias partes do Brasil.”
Rosana Souto, facilitadora desde 2002

“Ao longo desses 10 anos como facilitadora me sinto privilegiada por contar com uma metodologia contemporânea, extremamente rica, que promove uma aprendizagem ativa, com interfaces que integram diferentes áreas do conhecimento, para além da saúde e da educação. Acredito que, por esta razão, todos os que chegam para fazer esse curso encontram o seu lugar – a sensação é de acolhimento e pertencimento. E, ao conduzirmos nossos alunos pela mesma jornada de descoberta e pesquisa do Dr. Bach, favorecemos a ressonância, o tempo todo, com a história de vida das pessoas e as essências florais – uma verdadeira entrega para o autoconhecimento. Assim, a conexão com a Natureza passa por um refinamento, numa consciência profunda de integração.”
Marianita Scheuer Pereira, facilitadora desde 2012

Leia também!

Formação Internacional – Aprenda a Usar Florais de Bach Healingherbs

Desenvolvido na Inglaterra, tem como metodologia trabalhar a compreensão das essências florais de Bach por meio da observação da assinatura da planta associada à observação de si próprio e do outro.

Saiba mais sobre o Curso Aprenda a Usar Florais de Bach – Healingherbs

A visão de quem é facilitador da formação

Depoimentos de quem já passou pela formação.

Consulte aqui as próximas turmas! AGENDA do curso Aprenda a Usar Florais de Bach.

Conheça!
tags
Para o topo