A culpa materna e os florais de Bach

Quando nasce uma mãe, nasce uma culpa. Como lidar com os julgamentos internos e externos e se ver livre desse sentimento?

O sentimento de culpa materno é uma emoção comum entre muitas mães. Quando se trata de cuidar e educar os filhos, há sempre a sensação de que poderiam ter feito algo melhor ou diferente. Não à toa, há uma frase que diz que ‘quando nasce uma mãe, nasce uma culpa’. Mas o que fazer para não deixar que esse sentimento prejudique a experiência única e maravilhosa de ser mãe?

O sentimento de culpa é uma emoção complexa que pode surgir quando uma pessoa se percebe responsável por algo que considera ter feito errado. A culpa pode ser desencadeada por uma ação específica, ou por uma série de ações, pensamentos ou omissões que levam a pessoa a sentir que não está agindo da maneira correta.

No caso da culpa materna, algumas mães são mais propensas a sentir culpa do que outras. Por exemplo: aquelas que receberam uma educação mais rígida, ou são perfeccionistas, ou ainda autocríticas podem ser especialmente vulneráveis ​​à culpa.

Esse sentimento pode ser causada por diversos fatores, como a falta de tempo, a pressão social para ser uma mãe perfeita, o medo de errar e prejudicar os filhos, entre outros.

As mães, muitas vezes, sentem-se responsáveis por tudo o que acontece com a prole, desde pequenos contratempos até problemas mais graves, isso é, elas se preocupam com o bem-estar dos filhos e querem fazer o melhor para protegê-los e ajudá-los a crescerem saudáveis e felizes. No entanto, quando algo não sai como planejado, ela logo culpa a si mesma.

De onde vem a culpa das mães?

Um dos principais fatores que contribuem para o sentimento de culpa materno é a pressão social para ser uma mãe perfeita. E as redes sociais nem sempre contribuem: as mães são bombardeadas com mensagens sobre como devem criar seus filhos, o que devem ou não devem fazer, e muitas vezes sentem-se incapazes de atender a todas as expectativas. Assim, elas acabam se sentindo incapacitadas simplesmente porque não conseguem fazer o suficiente para garantir que seus filhos tenham sucesso na vida: elas estão falhando como mães.

Além disso, a falta de tempo também pode gerar a culpa nas mães. Muitas vezes, elas precisam conciliar o trabalho, as tarefas domésticas e o cuidado com os filhos. Isso pode levar a sentimentos de inadequação e frustração, especialmente quando não conseguem estar presentes em todos os momentos importantes na vida de suas crianças.

Do mesmo modo, o medo de errar também é uma fonte comum de culpa entre as mães. Elas se preocupam com as consequências de suas escolhas e decisões, e temem que suas ações possam prejudicar seus rebentos no futuro. Esse medo pode levar a uma hesitação em tomar decisões importantes e pode tornar as mães mais críticas consigo mesmas.

É importante lembrar que o sentimento de culpa não é exclusivo das mães. Ou seja, pais e cuidadores também podem sentir isso. É uma emoção natural que pode ajudar a motivar as pessoas a fazerem melhorias em suas vidas. O problema é quando esse sentimento passa a dominar a interação com as crianças e afetar a relação entre todos os elos dessa cadeia.

Em resumo, o sentimento de culpa é comum entre muitas mães e pode ser causado por diversos fatores, incluindo a pressão social, a falta de tempo e o medo de errar. É relevante lembrar que ninguém é perfeito e que fazer o melhor possível é o suficiente. No entanto, quando a culpa se torna excessiva e prejudica o bem-estar mental e emocional da mãe, é importante buscar ajuda profissional para lidar com esses sentimentos.

Os florais de Bach mais indicados para esse sentimento

As essências de Bach são uma boa opção para lidar com esses sentimentos e garantir que a mãe possa cuidar de si mesma e de seus filhos da melhor maneira possível.

Veja aqui alguns florais de Bach que podem ajudar no sentimento de culpa materna.

Pine: essa é a essência de Bach que trabalha o autoperdão.

Rock Water: muito útil para aquelas mães que são perfeccionistas. A essência traz fluidez.

Oak: Quando a mãe precisa se dar limites. Ela se culpa por falta de tempo com os filhos, mas não consegue assumir menos responsabilidades.

Mimulus: para o medo e errar.

Larch: uma essência que deperta a autoconfiança.

Walnut: para que as mães não se sintam julgadas e bombardeadas por palpites alheios.

Se preferir, procure a ajuda de um terapeuta floral, que poderá, a partir de um processo terapêutico, indicar as melhores essências para o seu caso.

Para o topo