Florais em família

Da universidade para a casa dos alunos, beneficiando não só suas vidas como as de seus entes queridos. A corrente promovida na Unifametro, no Ceará, mostra o alcance e o poder de transformação do trabalho sutil com os Florais de Bach.

Existe um movimento poderoso e belo na natureza dos seres que é a ressonância.  Se algo que parte de você me toca de alguma forma ou vice-versa, passamos a vibrar juntos na mesma frequência. E, assim, nos harmonizamos, cada qual à sua maneira, dentro deste campo comum. Na Unifametro, no Ceará, os Florais de Bach propiciaram essa experiência das mais transformadoras. Este, digamos, “contágio benigno” se iniciou entre os alunos e alunas do curso de Estética e Cosmética e destes alcançou seus familiares. Num momento em que todos precisavam se fortalecer de dentro para fora.

Envolvimento dos alunos do Projeto de Extensão do curso de Estética e Cosmética na Fórmula do Aprendizado.
Laila Oliveira

Tudo começou no retorno às aulas presenciais. Enquanto alguns ansiavam por aprender outra vez de corpo presente, outros temiam sair de casa. Ficou evidente que o processo de retomada do cotidiano escolar demandaria paciência e muito cuidado. “Os medos relatados eram: medo da perda, medo de morrer, medo da solidão, medo de não dar certo, medo da doença e do transtorno que a mesma proporcionava”, conta Laila Oliveira, professora da disciplina de Práticas Integrativas, integrante do Núcleo Docente e Estruturante (NDE), coordenadora do Projeto de Extensão de Florais de Bach e mestranda em Ciência Quântica de Saúde, Felicidade e Prosperidade pela Universidade Vishwalayam de Ativismo Quântico, na Índia.

Com essa carga pesando sobre o emocional dos estudantes, a insegurança e as incertezas quanto ao futuro geraram grande desmotivação e desesperança entre eles. “Era como se o propósito de vida, tão sonhado e almejado, agora estivesse obscuro em meio a tantos desafios”, descreve a docente.

Pois quando chegou o período de provas presenciais – depois de um longo tempo de exames online -, a ansiedade e a preocupação atingiram picos preocupantes. “Percebi que além dos sintomas psicológicos, como medo e angústia, alguns apresentaram alteração gastrointestinal, dores de cabeça, sintomas físicos como, suor frio, palpitação e tremores”, relata Laila. Foi aí que ela teve a ideia de oferecer aos alunos o auxílio das essências florais. Assim nasceu a “Fórmula do Aprendizado”, fruto do Projeto de Extensão de Florais de Bach.

Por meio da escuta atenta e compassiva em relação às dificuldades que seus alunos exprimiram, a profissional elaborou a “Fórmula do Aprendizado”, composto floral ancorado em três alicerces: diminuição da ansiedade, equilíbrio e autoconfiança; concentração e foco; criatividade e aprendizado. Apesar de ser única, esclarece Laila, ela atua de forma específica no campo sutil de cada indivíduo, gerando resultados diferentes.  Há casos em que mudanças no pensar, no agir ou no sentir começam a se mostrar duas horas após o uso do composto. “Em geral, a primeira mudança percebida é em relação ao sono, que se torna mais reparador, ou seja, eles conseguem obter um verdadeiro descanso”, pontua a docente.

Fórmula do Aprendizado de alcance familiar.
Layana, e os filhos: Hugo, Yasmim, Miguel

Ganhos pessoais e familiares

Mas esse era só o ponto de partida. Muitos outros benefícios afloraram em seguida. “Eles sentem-se mais corajosos, tranquilos, confiantes, capazes, merecedores, amáveis, pacientes, plenos, decididos, animados, motivados, empáticos, e relatam que lhes parece estar com uma nova energia”, lista Laila. Como ondas se alastrando, passam a cuidar de si mesmos com mais atenção e carinho, sentem a autoestima se fortalecer e também um chamado para aprofundarem o autoconhecimento.

“Os alunos ganham uma nova consciência e começam a compreender que a paz não é a ausência de desafios, enxergando-os por um novo ângulo. Com a autoconfiança reforçada, não paralisam frente aos desafios e encontram soluções para os mesmos, sob a ótica das infinitas possibilidades”, complementa a docente.

O projeto trouxe tantos ganhos para os 70 alunos envolvidos, que acabou despertando a curiosidade de quem estava por perto. De maneira que colaboradores da instituição, alunos de outras instituições de ensino, a comunidade e familiares dos estudantes também quiseram conhecer os florais.

“Está tudo bem?”, perguntavam os pais dos alunos, estranhando os novos comportamentos de seus filhos. De repente, notavam que as emoções deles estavam mais balanceadas e que conseguiam resolver seus conflitos com maior tranquilidade. Em vez de afugentarem os pais, bloqueando o diálogo, eles, por sua vez, não apenas se mostraram abertos como também desejosos por tecerem relacionamentos mais profundos com seus familiares e com outras pessoas de seu convívio.

Na visão de Laila, esse tipo de conexão não era praticado antes ou estava adormecido por algum motivo referente ao passado, a mágoas, ressentimentos, falta do perdão ou traumas relatados nas escutas florais. Mas, em virtude da ação das essências, os alunos estão mais empáticos e querem proporcionar a terapia para seus familiares. Quando lhes apresentam a proposta, recebem um sonoro “sim” como resposta.  Afinal, como recusá-la diante de tantos benefícios advindos da prática terapêutica?

Cada passo do projeto está sendo acompanhado dentro do ambiente acadêmico, com o rigor requerido pelas pesquisas de qualidade. “Eu e seis alunas do Projeto de Extensão de Florais de Bach seguimos acompanhando o desenrolar do processo de cada um deles de forma peculiar, para avaliamos e registrarmos os ganhos imensuráveis que estamos tendo com o uso dos florais de Bach”, assegura a docente, que também empreendeu uma linda jornada. Com o auxílio da terapia floral, ela atravessou um profundo processo de ressignificação de paradigmas que a permitiu romper com repetições danosas em sua própria vida. “Com base nessa experiência, posso agora ajudar muitas outras pessoas”, ela vibra.

Conheça, a seguir, as transformações vivenciadas por duas alunas participantes do projeto “Fórmula do Aprendizado” e por seus familiares.

“Em conversas com algumas colegas de sala de aula que estavam fazendo a terapia floral, chamaram-me a atenção a perda de peso delas e a tranquilidade com que se comportavam em meio aos desafios diários.  Então, marquei um atendimento com a professora Laila e falei que gostaria de conhecer melhor os Florais de Bach. Na verdade, minha intenção maior era a perda de peso. Mal sabia eu qual seria a dimensão da transformação que os florias fariam na vida da minha família. Naquela conversa, enxerguei uma luz num momento bem delicado. Minha companheira também iniciou o tratamento em seguida. Trabalhamos juntas limpezas emocionais e mentais. Passei a tomar atitudes diferentes, senti vontade de autocuidado, foco e determinação sem deixar o medo tomar a frente e me bloquear como fazia sempre. Também passei a me posicionar com mais firmeza. Seguimos em frente nesse trabalho e, além disso, temos uma filha de 14 anos que está tomando a “Fórmula do Aprendizado”. Ela está em uma plenitude que enche nossos corações, pois antes seus sentimentos refletidos em desenhos eram feios e escuros. Havia monstros com uma corda no pescoço. Isso porque, infelizmente, aos 12 anos ela foi assediada pelo pai e, desde então, é acompanhada por psicólogo. No segundo mês do floral ela nos mostrou o desenho de uma árvore linda, cheia de flores, que fez em sala enquanto ouvia a explicação da matéria estudada. Foi muito gratificante ver a mudança, pois antes ela ficava direto no quarto e tinha fortes crises de ansiedade. A mãe dela também teve grandes ganhos e um dos maiores foi abrir o coração para perdoar, falar o que sente, deixar fluir seus sentimentos. Dia após dia o despertar é cada vez maior. Inclusive afetou meu sobrinho, sua esposa e a filha deles, que tem três anos e apresenta questões emocionais e atraso no desenvolvimento. Além de ser acompanhada por pediatra, ela iniciou a terapia com os florais. Será nosso próximo relato positivo, em nome de Jesus. Gratidão é o que sentimos hoje!”

Rejane Silva

Mãe e filha: Cecília e Hilda Albuquerque

 “Como eu já vinha de resultados muito legais com os florais personalizados, confiei na “Fórmula do Aprendizado” para potencializar outras áreas da minha vida. Sou uma pessoa que procrastino e acabo estudando na última hora. Depois que comecei a tomar o composto passei a ouvir uma voz, que é a minha própria consciência me aconselhando e me direcionando: “Sente-se e comece a estudar”.  No início, eu a ignorei e continuei deixando as coisas para depois. Mas, como ela insistia, percebi que precisava obedecê-la. Então, me sentei para estudar e fui muito produtiva. Estava ligada. Como se aquele momento do estudo tivesse sido potencializado e se tornado mais fácil. Conseguia captar as informações de um jeito muito mais eficaz do que quando eu estava ansiosa, sendo empurrada por aquela história do ter de aprender por obrigação. Esse foco estava me fazendo falta na vida acadêmica. Estou nesse processo, porque a gente precisa de tempo para se reeducar, mas já percebo que o aprendizado tem sido menos doloroso. Gostei tanto que acabei indicando os florais para minha mãe e para meu namorado. Agora o meu círculo mais íntimo está nos florais e a transformação é enorme. Minha mãe é professora do ensino fundamental na rede pública e faltam três anos para ela se aposentar. Os três anos mais longos da vida dela. Ela estava muito estressada e ansiosa, porque os alunos são bastante indisciplinados. Em casa ela explodia por qualquer coisa. Os florais vieram para suavizar essa reta final da aposentadoria e já notei grandes mudanças, sobretudo a redução do estresse e da ansiedade. Teve um dia em que ela deu quatro aulas de manhã e outras quatro à tarde, chegando em casa exausta. Mesmo assim fez um jantar sensacional, o que era raro durante a semana. E, no dia seguinte, ela entrou num sorteio para uma viagem para Israel, que é um sonho antigo dela.  Já meu namorado está buscando mais foco no profissional e também ter constância no exercício físico, porque ele pagava a academia e ia um dia para nunca mais. Agora ele está assíduo e, se falta durante a semana, compensa no sábado. Isso tudo me deixa mais alegre. Cada pessoa precisa vivenciar para sentir quão profunda e poderosa é a intervenção dos florais. “

Cecilia Albuquerque

Você também anda temeroso em relação ao futuro?  Então, saiba quais são as flores relacionadas ao medo na terapia floral.

___________________________________________________________________________________________________________________

CONVITE
Assista nosso encontro gravado sobre: Juventude à flor da pele: os jovens nos consultórios, com Zeca Catão e Andrea Helmeister e reflita junto com a gente.

Disponível no nosso canal do YouTube
Acesse!
Esperamos você!

tags
Para o topo