Meu filho rói as unhas. Qual o floral indicado?

Conflitos emocionais podem ser causadores de diversos hábitos bucais nocivos como o fato de roer unhas ou singularmente chamado de onicofagia.

A onicofagia é o hábito de roer as unhas. Esse comportamento, que pode ser prejudicial à saúde das unhas e dos dentes, muitas vezes, está associado a questões emocionais. Muitas crianças apresentam esse costume. A boa notícia é que os florais de Bach podem ajudar pais e filhos a resolver o (mau) hábito de roer as unhas.

A cirurgiã dentista e terapeuta floral Antonieta Bonifácio relata que algumas pesquisas afirmam que pessoas que roem unhas apresentam mais ansiedade do que indivíduos que não desenvolveram esse hábito.
Normalmente, essa questão aparece em crianças e adolescentes, e a maior incidência acontece dos três aos dezesseis anos de idade.

Existem muitas razões pelas quais uma criança passa a roer as unhas: o nervosismo, o medo, a tensão, ou mesmo como imitação de algum adulto com quem ela convive.
Considerando o desenvolvimento infantil, entre os três e quatro anos de idade a criança começa a conquistar sua independência. Por exemplo: ela quer escovar os dentes sozinha, se alimentar sem a ajuda dos pais, ou mesmo escolher suas roupas e se vestir. É, portanto, o início dos desafios, onde ela passa por obstáculos: algumas vezes com sucesso, outras nem tanto.

Dessa forma, esse passa a ser, também, o momento para se aprender a lidar com as frustrações e, como consequência, validar a emoção raiva, quando as coisas não saem como ela gostaria. Mas, como socialmente esse sentimento é visto como algo feio, ele acaba sendo refreado.

Dessa forma, a emoção reprimida pode ser descontada no roer as unhas.

Por isso, é importante ouvir seus anseios, perguntar sobre sentimentos, validar suas emoções, educar sim, mas não reprimindo suas necessidades emocionais.

Quais os florais indicados para pessoas que roem as unhas?

Os florais de Bach podem ser um excelente coadjuvante no tratamento, uma vez que as essências atuam no equilíbrio das emoções. No entanto, como sempre afirmamos, não há uma fórmula mágica, pois a raiz do problema é diferente para cada pessoa. Por isso, a importância da escuta e da observação.

De qualquer forma, muitos pais de crianças que usaram o emergencial Five Flower para gerenciamento do estresse, relataram que seus filhos pararam com o hábito de roer unhas.

Outras crianças para quem indiquei fórmulas individuais, que traziam, entre outros, os florais de Bach Cherry Plum, Agrimony e Chestnut Bud também abandonaram esse comportamento.

A infância é o momento onde a leveza e a espontaneidade do ser devem ser honradas e respeitadas. Ajudá-los a atravessar esse momento mágico com suavidade e segurança é fundamental para que eles se tornem adultos felizes.

Para saber mais sobre a aplicação de florais na infância, leia também a matéria: Bem-estar para as nossas crianças.

Antonieta Bonifácio – facilitadora em Goiânia desde 2013

Antonieta Bonifácio dos Reis
Cirurgiã Dentista pela Universidade Federal de Goiás.
Especialista em pacientes com necessidades especiais.
Docente em Acupuntura pela IPGU- Uberlândia.
Facilitadora pela Healingherbs, Inglaterra, em cursos de Florais de Bach.

Contato
(62) 8259-0440

tags
Para o topo