Os florais e seus efeitos positivos no trabalho de parto

A dor no trabalho de parto é singular, envolvendo aspectos fisiológicos, sociais e psicológicos. Estudo revela que os florais podem contribuir positivamente nesse processo.

Essa pesquisa analisa os efeitos das essências florais como terapia não farmacológica durante o trabalho de parto sobre a percepção da dor, ansiedade, respostas clínicas e neuroendócrinas do estresse.

Trata-se de ensaio clínico experimental, randomizado, triplo cego e controlado no qual foi utilizado desenho pré e pós-intervenção com medidas repetidas entre 164 parturientes de risco obstétrico habitual, subdivididas entre dois grupos para as quais foram ministradas essências florais e placebo, respectivamente.

Os resultados revelam que a essência floral Five Flower teve função importante diante dos fatores que potencializam o trabalho de parto, isto é, rotura das membranas amnióticas, fase ativa e indução do parto.

Proporcionou homogeneidade no aumento da frequência das contrações, ou seja, não houve aumento diferenciado das contrações frente aos referidos fatores. Observou-se aumento da β Endorfina juntamente com a diminuição de uma (01) contração em mulheres com rotura das membranas ovulares e com indução, fatores estes, que potencializam a dor do parto.

Em relação ao estresse, houve constância do aumento dos valores do Cortisol para o Grupo Experimental, não alterando seu valor perante a fase ativa, rotura das membranas ovulares ou indução.

A Essência Five Flower mostrou-se eficaz na redução do tempo do trabalho de parto, uma vez que o Grupo Experimental reduziu uma hora e trinta minutos (1:30h) do início da intervenção ao nascimento, quando comparado ao Grupo Controle. Em relação aos parâmetros clínicos, pressão arterial, pulso e respiração observou-se homogeneidade em ambos os grupos, experimental e controle.

Conclui-se que a essência floral Five Flower, que tem como principal função, o resgate do equilíbrio físico e emocional, mostrou-se eficaz no controle da dor, estresse e ansiedade durante o trabalho de parto, refletindo positivamente na sua brevidade e qualificando seu desfecho.

tags
Para o topo