Óleo Essencial de Tea Tree (Melaleuca)

O que dizer de um óleo essencial que tem suas propriedades curativas reconhecidas desde tempos remotos e já era usado pelos aborígenes australianos?

O óleo essencial de tea tree ou melaleuca (Melaleuca alternifolia) tem um aroma herbal fresco, com cheiro de remédio e fundo de Coca Cola. É um óleo essencial que tem uma variedade grande de aplicações dadas às suas inúmeras qualidades.

Planta

A árvore melaleuca, ou tea-tree, é nativa da Austrália. É uma planta de pequeno porte, que nasce próximo à agua e normalmente domina toda a área onde habita. Sua folhagem farta é utilizada na extração o óleo essencial.

Quando usar

Antes de tudo, o óleo essencial de melaleuca é um convite à volta ao estado natural da saúde

Ele fortalece o sistema imunológico, pois possui propriedades antisséptica, antiviral, fungicida, parasiticida, bactericida, bem como germicida e cicatrizante.
Além disso, utiliza-se o tea tree em quase todos os tipos de infecções cutâneas e respiratórias.
Por outro lado, ele possui baixa atividade emocional, mas é muito útil em quadros que pedem a recuperação da força imunológica, da saúde da pele e dos sistemas linfático e vascular.

Curiosidade

As propriedades curativas do óleo essencial de tea tree (melaleuca) já eram conhecidas pelos aborígenes australianos desde tempos remotos. Apesar disso, apenas na década de 1920, depois de análises e pesquisas que mostraram sua eficácia, ele foi oficialmente registrado.

Cuidados

A princípio, não se conhecem contraindicações para o uso desse óleo essencial dentro das sugestões de aplicação desta literatura. No entanto, alergias podem ocorrer, sendo mais raras em óleos de alta qualidade, com teores de cineol abaixo de 2,8%. Cuidado com óleos falsificados e de baixa qualidade; é comum adulterarem o óleo de melaleuca com o óleo de eucalipto.

Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza

Para o topo