Óleo Essencial de Tea Tree (Melaleuca): a volta ao estado natural da saúde

O que dizer de um óleo essencial que tem suas propriedades curativas reconhecidas desde tempos remotos e já era usado pelos aborígenes australianos?

O óleo essencial de tea tree ou melaleuca (Melaleuca alternifolia) tem um aroma herbal fresco, com cheiro de remédio e fundo de Coca Cola. É um óleo essencial que tem uma variedade grande de aplicações dadas às suas inúmeras qualidades.

Planta

A árvore melaleuca, ou tea-tree, é nativa da Austrália. É uma planta de pequeno porte, que nasce próximo à agua e normalmente domina toda a área onde habita. Sua folhagem farta é utilizada na extração o óleo essencial.

Quando usar

O óleo essencial de tea tree (melaleuca) fortalece o sistema imunológico.
Possui propriedades antisséptica, antiviral, fungicida, parasiticida, bactericida, germicida e cicatrizante.
É um óleo que pode ser utilizado em quase todos os tipos de infecções cutâneas e respiratórias.
O óleo essencial de tea tree (melaleuca) possui baixa atividade emocional, mas é muito útil em quadros que pedem a recuperação da força imunológica, da saúde da pele e dos sistemas linfático e vascular.

Curiosidade

As propriedades curativas desse óleo essencial já eram conhecidas pelos aborígenes australianos desde tempos remotos. Apesar disso, apenas na década de 1920, depois de análises e pesquisas que mostraram sua eficácia, ele foi oficialmente registrado.

Cuidados

Não se conhecem contraindicações para o uso desse óleo essencial dentro das sugestões de aplicação desta literatura. Alergias podem ocorrer, sendo mais raras em óleos de alta qualidade, com teores de cineol abaixo de 2,8%. Cuidado com óleos falsificados e de baixa qualidade; é comum o óleo de melaleuca ser adulterado com óleo de eucalipto.

Quer saber mais?

Assista a essa aula do professor Fernando Amaral, osmólogo com formação na Suíça:

Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza

Para o topo