Óleo Essencial de Patchouli: investindo na sensibilidade e no amor próprio

O óleo essencial de patchouli (Pogostemon cablin) tem um aroma lenhoso e denso. É exótico, místico e reconhecido por ser afrodisíaco.

Planta

O óleo essencial de patchuli é originário de um arbusto com cerca de 60 cm de altura, oriundo da região sul asiática. Para o preparo do óleo essencial, todo o arbusto é usado.

Quando usar

O óleo essencial de patchouli tem como uma de suas propriedades reduzir a pressão sobre o sistema nervoso, aliviando os sistemas físico, mental e emocional e deixando uma sensação de liberdade.
É um óleo que convida à introspecção e à autopercepção.
No ambiente, ele transforma a atmosfera e aumenta a percepção sensorial, tornando as vivências mais profundas e marcantes.

Curiosidade

Nos anos 1960 e 1970, o perfume de patchouli foi adotado pelo movimento hippie como símbolo da liberdade, o que o difundiu por todo o mundo, tornando o famoso.

Cuidados

Não se conhecem contraindicações para o uso desse óleo essencial dentro das indicações aqui citadas. Alergias são raras. O odor mais intenso pode provocar dores de cabeça. Quem não gosta do seu aroma deve evitar seu uso. Gestantes e crianças devem utilizar somente sob orientação médica.

Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza

Para o topo