Óleo Essencial de Limão Siciliano

O óleo essencial de limão siciliano (Citrus limonum) tem um aroma cítrico, seco e herbal. Ele é um excelente aliado da memória e da concentração, bem como do raciocínio. Assim, lembre-se desse óleo essencial quando precisar fortalecer a mente, a criatividade e a concentração.

Planta

A árvore do limão siciliano é de pequeno porte, com folhas perenes, originária da região sudeste da Ásia.
O óleo essencial, produzido a partir da casca da fruta, é proveniente do limão amarelo cultivado na Itália, espécie que fornece um óleo essencial mais delicado e com menor risco a fotossensibilidade.

Quando usar o óleo essencial de limão siciliano

Esse óleo essencial é um grande aliado da mente. Dessa forma, ele atua positivamente em casos de confusão mental, falta de memória, dificuldade de concentração e falta de criatividade.
No ambiente, seu aroma levemente adocicado é estimulante, alegre e cheio de energia. Por isso, ele é ótimo para equilibrar momentos depressivos.
Além disso, esse óleo essencial é um excelente desinfectante aéreo, indicado para a manutenção da qualidade do ar nos períodos epidêmicos de gripes e viroses.

Curiosidade

As primeiras descrições do uso do limão siciliano para fins terapêuticos remontam às obras de Teofrasto, aluno de Aristóteles, o fundador da fitoterapia.

Cuidados

O óleo essencial de limão siciliano é fotossensibilizante, ou seja, pode provocar manchas na pele se aplicado sob incidência de raios solares ou se houver exposição ao sol nas 4 horas seguintes à aplicação. Portanto, caso utilize esse óleo na pele, evite exposição solar por, pelo menos 4 horas.

Se quiser conhecer diferentes maneiras de usar os óleos essenciais, leia o post: Aromaterapia: 5 formas de usar os óleos essenciais

Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza

Para o topo