Óleo Essencial de Limão Siciliano: fortalecendo a mente, a criatividade e a concentração
O óleo essencial de limão siciliano (Citrus limonum) tem um aroma cítrico, seco e herbal. Ele é considerado a ginkgo biloba da aromaterapia em função de sua atuação na memória, concentração e raciocínio.
Planta
A árvore do limão siciliano é de pequeno porte, com folhas perenes, originária da região sudeste da Ásia.
O óleo essencial de limão siciliano, produzido a partir da casca da fruta, é proveniente do limão amarelo cultivado na Itália, espécie que fornece um óleo essencial mais delicado e com menor risco a fotossensibilidade.
Quando usar
O óleo essencial de limão siciliano é um grande aliado da mente: ele atua positivamente em casos de confusão mental, falta de memória, dificuldade de concentração e falta de criatividade.
No ambiente, seu aroma levemente adocicado é estimulante, alegre e cheio de energia, ótimo para equilibrar momentos depressivos.
Além disso, ele é um excelente desinfectante aéreo, indicado para a manutenção da qualidade do ar nos períodos epidêmicos de gripes e viroses.
Curiosidade
As primeiras descrições claras do uso do limão siciliano para fins terapêuticos remontam às obras de Teofrasto, aluno de Aristóteles, que é considerado o fundador da fitoterapia.
Cuidados
O óleo essencial de limão siciliano é fotossensibilizante, ou seja, pode provocar manchas na pele se aplicado sob incidência de raios solares ou se houver exposição ao sol nas 4 horas seguintes à aplicação. Portanto, caso utilize esse óleo na pele, evite exposição solar por, pelo menos 4 horas.
Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza