Óleo Essencial de Grapefruit: energia pura, o encontro com a vitalidade e a saúde
O óleo essencial de grapefruit (Citrus grandis, Citrus máxima, Citrus paradise) tem um aroma leve, fresco e amargo. Por isso, ele evoca sensações de descontração e motivação.
Planta
O grapefruit é uma espécie de laranja do tamanho de um melão. Também conhecido como toranja, possui um sabor amargo.
A árvore, por sua vez, é resultante do cruzamento do pomelo com a laranja.
É uma planta que gosta de clima subtropical e cresce cerca de 5 ou 6 metros. No limite, essa planta pode atingir até 15 metros.
Quando usar
Na aplicação corporal, o óleo essencial de grapefruit age como lipolítico (queima gordura, auxiliando na diminuição de celulite), auxiliando na redução de gorduras localizadas, especialmente quando aplicado em massagens e fricções.
Considerando o aspecto emocional, esse óleo atua positivamente sobre o esgotamento físico e mental, alivia a tristeza e a depressão. Além disso, é um óleo que motiva e estimula a vontade para viver, criando um clima festivo e euforizante. Portanto, o grapefruit é um óleo mediador da alegria, como estivesse cheio de energia solar. Em caso mais agudo de angústia, combine com o óleo essencial de lavanda.
Curiosidade
Há tempos, esse óleo faz parte dos protocolos de centenas de clínicas de estética no Brasil e no mundo, nos tratamentos pós operatórios, pois o uso desse óleo alivia os sintomas de edemas, como retenção de líquido e inchaços, acelerando processos de recuperação.
Cuidados
Se usar esse óleo na pele, evite expor a área de aplicação à luz solar, bem como usá lo em composições de iodo ou formulações oxidantes fortes. Ele pode irritar a pele se aplicado em excesso.
Quer saber mais?
Assista a esse vídeo com o professor Fernando Amaral, osmólogo com formação na Suiça:
Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza