Óleo Essencial de Grapefruit: energia pura, o encontro com a vitalidade e a saúde

O óleo essencial de grapefruit (Citrus grandis, Citrus máxima, Citrus paradise) tem um aroma leve, fresco e amargo, que evoca sensações de descontração e motivação.

Planta

O grapefruit é uma espécie de laranja do tamanho de um melão. Também conhecido como toranja, possui um sabor amargo.
A árvore é resultante do cruzamento do pomelo com a laranja.
É uma planta que gosta de clima subtropical e cresce cerca de 5 ou 6 metros, embora possa atingir até 15 m.

Quando usar

Na aplicação corporal, o óleo essencial de grapefruit age como lipolítico (queima gordura, auxiliando na diminuição de celulite), auxiliando na redução de gorduras localizadas, especialmente quando aplicado em massagens e fricções.
No emocional, esse óleo atua positivamente sobre o esgotamento físico e mental, alivia a tristeza e a depressão, motiva e dá mais vontade para viver, criando um clima festivo e euforizante. Trata se de um óleo mediador da alegria, como estivesse cheio de energia solar.

Curiosidade

Há tempos, esse óleo faz parte dos protocolos de centenas de clínicas de estética no Brasil e no mundo, nos tratamentos pós operatórios, pois o uso desse óleo alivia os sintomas de edemas, como retenção de líquido e inchaços, acelerando processos de recuperação.

Cuidados

Se usar esse óleo na pele, evite expor a área de aplicação à luz solar, bem como usá lo em composições de iodo ou formulações oxidantes fortes. Ele pode irritar a pele se aplicado em excesso.

Quer saber mais?

Assista a esse vídeo com o professor Fernando Amaral, osmólogo com formação na Suiça:

Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza

Para o topo