Como está a primavera dentro de você?

Quando chega a primavera, as plantas irrompem no solo e nos relembram a força da vida. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, vivenciamos na natureza a força do elemento madeira: dinâmico, energético e pronto a se disseminar.

De acordo com o princípio de correspondência dos cinco elementos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o fígado é um órgão que corresponde ao elemento madeira.

Assim, quando seu elemento madeira está equilibrado, você se sente muito bem porque seu fígado está saudável. Mas as correspondências não param por aí: as emoções também entram neste modelo organizacional vivo de conexão e relação.

Para começar: por que temos emoções?

Muitos de nós experenciamos as emoções como distúrbios, algo fora de controle. Mas elas não são simplesmente uma pedra em nosso sapato. Elas são reações naturais de energia, aquilo que experimentamos por meios dos nossos cinco sentidos.

Por que temos emoções negativas, dolorosas em vez de apenas emoções positivas, prazerosas?
Dentro da filosofia do yin e yang, tudo seria interdependência, a noite só existe porque tem o dia, o claro, o escuro, o calor, o frio, a expansão, a contração.

A dor física é um sinal de angústia de que alguma parte do nosso corpo precisa de ajuda e dentro da correspondência dos cinco elementos, a possibilidade da sua localização.

Da mesma forma, a dor emocional também é um sinal de angústia de que algum aspecto da nossa vida precisa de ajuda.

A medicina tradicional chinesa pelos cinco elementos e o yin e yang trabalha através do alimento, respiração, plantas, acupuntura e práticas corporais, num processo sistêmico de proporcionar harmonia na nossa natureza humana dentro das estações do ano e do movimento cíclico e impermanente entre o céu e terra.

Sendo assim, veja algumas perguntas norteadoras que revelam como está seu elemento madeira:

  • Fico irado frequentemente e tenho acesso de raiva?
  • Para me sentir bem, preciso de muito movimento?
  • Adoro coisas azedas?
  • Quando me zango, fico com muitas dores no corpo?
  • Meus humores mudam subitamente?
  • Demoro muito para tomar decisões?
  • Não tenho paciência com a lentidão das pessoas?

Se você acha que é o seu caso, conheça alguns reforços para o elemento madeira por meio dos alimentos:

  • Alimentos ácidos e hortaliças.
  • Maçã, amoras, uvas, laranjas, uvas.
  • Alimentos fermentado orgânicos ácidos, como fermentação de beterraba sem vinagre, chucrute puro, chá de kombucha caseiro.

A introdução de alimentos ácidos deve ser realizada de acordo com a dinâmica dos cinco elementos onde tudo está conectado e, por isso, procura sempre a harmonia dos cinco sabores.

O movimento é a principal característica do elemento madeira: é o portal para vida, todos os sistemas orgânicos trabalham e se comunicam mais facilmente quando permanecem flexíveis.
Portanto vamos ao movimento nesta primavera.

tags
Para o topo